segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Segunda-feira, 23/01/2012

   Segunda-feira terminando, as férias chegando ao fim.Logo inicia-se o ano letivo e com ele novos desafios, novos conhecimentos, novos alunos...
   Aprendi ao longo dos anos que ter expectativas sobre o desempenho de cada aluno é de certa forma criar sofrimento e/ou preocupações sem nenhuma necessidade. Hoje, busco vencer os desafios sem ultrapassar meus limites físicos e emocionais, sem estresse. Procuro, é claro, dar o meu melhor no meu trabalho, até porque eu amo o que faço, adoro estar numa sala de aula, rodeada por meus alunos. No entanto, depois de ir para a escola com as filhas doentes em casa, de perder o movimento do braço direito por um ano (doença de origem psicossomática), e ainda depois de muitos "ites" (como tendinite no ombro), percebi que posso ser boa no que amo fazer, fazer o melhor que puder, mas respeitando e aceitando meus limites. Respeitando ainda, os limites dos alunos, pois, determinadas situações fogem da minha condição de ajudá-los já que dependem de outras pessoas e até deles mesmos para serem resolvidas.
   Sei que esse ano será realmente um desafio, pois conheço a realidade das turmas que irei trabalhar, mas acredito que haveremos de vencer (os alunos e eu), crescendo cada dia um pouco mais. E como detesto repetir os planejamentos diários de um ano para o outro, destruí meus planejamentos diários de 2011 e já comecei a planejar as aulas iniciais.
   Sobre as expectativas em 2012? Bem, sei que será  um ano desafiador, não as criarei. Quero conhecer meus novos alunos e a daí planejar de acordo com as necessidades reais dos alunos, interdisciplinando os conteúdos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário